Impermeabilização

23/05/2010 10:57

 

 


 

Manta Asfáltica

Arredonde os cantos vivos entre lajes e paredes com argamassa forte decimento e areia, antes de aplicar a manta.
Em caso de trinca na laje, coloque uma tira de manta de 40cm de largura em toda extensão da trinca. Cole somente as bordas desta tira (10 cm de cada lado), deixando o meio sem colar.
Não derreta a manta, apenas queime bem o plástico da superfície inferior.
As emendas de sobreposição devem ser muito bem feitas, garantindo fixação em todos os pontos de sua extensão.Para isso, queime as duas faces das mantas que serão colocadas.
Utilize maçarico de boca larga, próprio para aplicação de manta.
Após a colagem da manta em toda a área, aconselha-se fazer um teste de água, tampando os ralos e enchendo a área com 5cm de água. Deixe com água por 3 dias. Se houver vazamentos, verificar as emendas nas região da infiltração. Se houver cortes ou furos, corrigir.
Utilize uma camada separadora para evitar que o contra-piso fique em contato direto com a manta.
Obs.: Sobre este tipo de manta deve-se fazer sempre um revestimento que a proteja de perfurações, cortes, trânsito direto de pessoas e da ação do tempo.
 

Dependendo da estrutura onde será feita a impermeabilização de lajes, utiliza-se mantas asfálticas comuns, mantas aluminizadas, manta elastomérica, argamassa polimérica e argamassa termoplástica.
 
 
Quando se trata de reestruturar uma impermeabilização prévia em caixas de água e reservatórios, usa telas de poliéster engomadas.

Impermeabilização (lajes) é um processo de vedação pelo qual se evita a infiltração de água ou umidade no interior de uma construção.

Mesmo não sendo empregada na maioria das edificações, a impermeabilização de lajes é fundamental para a boa conservação de todo restante da obra, evitando danos estruturais que remetem a grandes prejuízos.

Há no mercado diversas opções de técnicas para impermeabilização de lajes, que variam de acordo com a necessidade e função do ambiente.

Em lajes que abrigarão apenas elementos de rotina da construção, sem o trânsito contínuo de pessoas, todas as aplicações, tais como caixas d’água, antenas, entre outros, devem ser previamente planejadas antes da escolha e aplicação da impermeabilização. Outras situações são aquelas em que transitarão pessoas, regularmente, e onde haverá trânsito de pessoas e veículos.

Para os casos mencionados, a técnica de impermeabilização de lajes geralmente indicada e empregada é a que utiliza um material denominado manta asfáltica.

O material é pré-fabricado à base de um asfalto diferenciado, que possui na sua composição elementos polímeros, como poliéster e polietileno, por exemplo.

A aplicação no local pode ser feita com o uso de um maçarico, que ao esquentar a manta faz com que ela se adere à laje, ou com a utilização de uma camada prévia de asfalto quente, que fará a vez de selante da manta.

Há, ainda, a impermeabilização de lajes com as chamadas membranas líquidas, que são emulsões à base de borracha sintética com alta propriedade elástica. Essa técnica é geralmente usada antes da aplicação da argamassa, pois o produto pode apresentar rachaduras se ficar em contato direto com o sol.
 
Dicas para aplicação de impermeabilização de lajes
Para melhor desempenho da impermeabilização das lajes, a superfície deve estar limpa e seca, sem resíduos de poeira ou produtos químicos.

Antes de iniciar a impermeabilização de lajes, deve-se verificar o bom funcionamento da rede hidráulica da construção. Qualquer vazamento, por menor que seja, pode comprometer as propriedades e eficácia do material a ser utilizado.

A superfície deve estar regularizada de modo que haja um caimento, intencional e calculado, em direção aos ralos, calhas ou tubos emergentes, garantindo a evacuação completa de águas pluviais. Esses locais também devem receber um reforço do material impermeabilizante.

Da mesma forma, os ralos deverão estar afixados para garantir um bom acabamento dos arremates do impermeabilizante que será aplicado.

Vale ressaltar que a instalação, tanto da manta asfáltica quanto da membrana líquida ou outras técnicas, exige a atuação de profissionais treinados por empresas especializadas neste tipo de serviço. Se não for aplicada adequadamente, a manta asfáltica, por exemplo, pode apresentar bolhas de ar, prejudicando o desempenho da impermeabilização de lajes.

Garantir a qualidade do produto e a competência da mão de obra são ações imprescindíveis para evitar problemas e demais gastos futuros.
Para melhor desempenho da impermeabilização das lajes, a superfície deve estar limpa e seca, sem resíduos de

 

Pesquisar no site

Contato